Vulcão e o VidroA origem do vidro segundo estudiosos é uma forma de vidro natural formada dentro da boca de um vulcão, como resultado do calor intenso da areia em fusão em uma erupção vulcânica.

Segundo historiadores era utilizado apenas como material cortante para lanças de caça.

Os Arqueólogos já encontraram evidências de que o homem teria começado a fazer vidro de forma planejada há mais de 3500 anos AC., mas somente no século I é que o vidro incolor, tal como conhecemos hoje, foi produzido.

As técnicas de criação de vidro foram de Roma para a Inglaterra e em seguida se espalhou pela Europa e Oriente Médio.

Os vidraceiros de Veneza logo ficaram conhecidos mundialmente por sua competência técnica em manusear o vidro, principalmente garrafas. Foi assim que surgiram as primeiras fábricas na Europa.

A invenção do cristal foi feita por George Ravenscroft. O novo tipo de vidro que ele criou era mais delicado e tinha um índice de refração maior, o que gerava um material mais reluzente e muito mais sofisticado.  Graças a invenção deles temos hoje: óculos, lentes ópticas, telescópios astronômicos, microscópios entre outros.

A vidraçaria moderna foi iniciada no Reino Unido por volta de 1851 com a descoberta do vidro como material de construção. Assim o vidro começou a ser usado na arquitetura comercial e residencial.

Por volta de 1910 foi desenvolvida nos Estados Unidos por Michael Owens uma máquina automatizada que produzia 2.500 garrafas por hora.

Hoje o vidro é tão difundido que nem percebemos como estamos cercados por ele e seus derivados em nossas casas, carros, nas refeições, etc…

Como é feito o vidro

Quartzo e o VidroO vidro é composto de quartzo, que é uma espécie de areia muito fina, chamada também de areia sílica. Depois ele é misturado com  carbonato de sódio e oxido de cálcio, pode ser usado ainda o oxido de chumbo para melhorar a qualidade.

Outros compostos podem ser usados para criar maior refração, brilho e dar tingimento ao vidro.

Após a mistura desses componentes o material é aquecido a, pelo menos, 2700 graus e no final do processo o vidro pode ser moldado através de instrumentos específicos de sopro ou pode ser colocado em um molde até esfriar.

Após estar no formato desejado ele deve ser “recozido” para fortalecer a estrutura.

 

A Reciclagem do Vidro

Reciclagem de VidroO vidro é um material ideal para reciclagem pois pode ser aproveitando 100% e gera uma quantidade insignificante de resíduos.

A Reciclagem desse material preserva o meio ambiente evitando que esse material  seja  jogado em aterros, além da economia de energia que é necessária para produção de novos vidros.

Outra vantagem é a redução de extração de matéria prima da natureza para confecção de vidro.

 

Vidro e o futuro

Poucos sabem que os cabos de fibra óptica, por exemplo, utilizam vidro em sua fabricação. Aparelhos eletrônicos utilizam cristais em sua composição. Além disso, o vidro é utilizado diariamente em experimentos científicos complexos que sequer imaginamos.

Quer saber mais sobre vidro? Acesse nossa seção de VÍDEOS.

Box Blindex RJ
Saiba mais sobre nossos serviços de Box de Banheiro (Box Blindex) no RJ.
Fale Conosco
Entre em contato com a Vidraçaria. Explique seu projeto e vamos lhe ajudar a concretizar!
Galeria de Fotos
Veja nossa galeria de fotos e confira as diversas opções em vidro temperado que oferecemos.