martelo quebra vidroSaiba como ter segurança com vidros laminados e temperados em um projeto residencial ou empresarial e confira algumas técnicas que podem ser utilizadas para garantir a tranquilidade na hora de usar esse material.

Os benefícios que o vidro traz para os ambientes como a luz natural, transparência e sensação de amplitude nos espaços,  são realmente importantes e não podem ser conseguidos com nenhum outro tipo de material de construção.

Contudo, um projeto que envolva vidro deve sempre ser executado por vidraceiros ou engenheiros experientes para garantir a segurança em todos os ambientes.

Infelizmente alguns curiosos tem se intitulado vidraceiros e sem ter o correto treinamento causam danos ao patrimônio e até a vida de algumas pessoas, que buscam o melhor preço em detrimento da segurança.

 

Segurança com Vidros no Brasil

fragmentos não cortantesNo Brasil já existem normas federais para garantir que o vidro, ao ser quebrado, não produza fragmentos cortantes. É o caso por exemplo da maioria dos vidros temperados.

Além disso vidros que ficam em área de circulação, onde trafegam muitas pessoas, precisam ter uma faixa de sinalização (comumente amarela) evitando assim, pancadas acidentais de pessoas distraídas.

As normas para utilização de Vidros na construção civil podem ser adquiridas no site da ABNT:

 

O Vidro Temperado e o Vidro Laminado

vidros temperados sobrepostosEm ambos os tipos de vidro (laminado ou temperado)  devem ser executadas técnicas para aumentar a segurança. Uma dela é a utilização de películas de proteção solar conhecidas popularmente como INSULFILM. Ela podem ser utilizadas como redutor dos raios solares e também como proteção adicional em caso de quebra, tendo em vista que o vidro quebrado ficará preso a película.

O vidro laminado é uma boa opção para a segurança em residência. De modo geral são necessários mais de 2 golpes para quebrar o vidro laminado, além disso ele tem uma película que acaba filtrando os raios UV do sol,  que causam desbotamento em objetos e forrações, como por exemplo, tecido e couro.

O vidro temperado é quase cinco vezes mais forte do que o vidro comum. Ele é “cozido” em um forno especial e isso aumenta sua resistência. O vidro temperado é a  alternativa com melhor custo benefício do mercado. Outra vantagem é seu peso que por ser um pouco mais leve causa menos desgastes nos equipamentos e ferragens.

Os vidros temperado são seguros para serem usados em Box para Banheiro, Portas de Vidro e outros projetos.

 

Box Blindex RJ
Saiba mais sobre nossos serviços de Box de Banheiro (Box Blindex) no RJ.
Fale Conosco
Entre em contato com a Vidraçaria. Explique seu projeto e vamos lhe ajudar a concretizar!
Galeria de Fotos
Veja nossa galeria de fotos e confira as diversas opções em vidro temperado que oferecemos.